As Crônicas de Gelo e Fogo: A Guerra dos Tronos






Título: As crônicas de Gelo e Fogo: A guerra dos tronos

Autor: George R. R. Martin

Editora: Leya

Número de páginas: 592

Sinopse: Em uma terra onde o verão pode durar décadas e o inverno toda uma vida, os problemas estão apenas começando. O frio está de volta e, nas florestas de Winterfell, fazer forças sobrenaturais se espalham por trás da Muralha que protege a região. No centro do conflito estão os Stark do reino de Winterfell, uma família tão áspera quanto às terras que lhe pertecem.

Dos lugares onde o frio é brutal até os distantes reinos de plenitude e sol, George R. R. Martin narra uma história de lordes e damas, cavaleiros e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos. Entre disputas por reinos, tragédias e traições,vitória e terror, o destino dos Stark, seus aliados e seus inimigos é incerto. Mas cada um está se esforçando para ganhar este conflito mortal: a guerra dos tronos.


O livro começa quando Eddard Stark lord de Winterfell (norte) recebe a visita do rei/amigo de infância Robert Baratheon que oferece à ele o cargo de mão do rei (braço direito do rei), pois Jon Arryn (antiga mão do rei) morreu, logo Catelyn Stark, esposa de Eddard, descobre que Arryn foi assassinado pelos Lannister, família da rainha, mesmo sabendo disso Eddard aceita o cargo e viaja com o rei para Porto Real (sul) afim de ajudá-lo a governar.


O livro é narrado em terceira pessoa, apresentando os sentimentos e pensamentos dos personagens que a narrativa segue. Mostrando o bastardo de Eddard, Jon Snow, que sonha deixar Winterfell e ser um guardião da noite. Mostra o ponto de vista de Daenerys Targaryen que aos 14 anos foi vendida em casamento pelo irmão Viserys, ao chefe dothraki Khal Drogo, que prometeu dar-lhe um exército em troca. Viserys visa matar o rei Robert para subir ao trono de ferro. Alguns capítulos são destinados à Catelyn, Arya, Sansa e Bran Stark, e também à Tyrion Lannister, irmão da rainha.


"Ele sempre foi muito esperto, mesmo quando era criança. Mas uma coisa é ser esperto, outra é ser sábio."


A guerra dos tronos é um livro extenso, com uma história complexa, à cada capítulo o Martin joga informações importantes para o entendimento da história ou de algo que acontecerá mas na frente, é bem confuso no início, pois há muitos personagens e geralmente os nomes são bem parecidos. O Martin é muito detalhista então é muito fácil encontrar no livro parágrafos enormes só para detalhar a armadura de um cavaleiro, ou descrever um cenário qualquer. Suas mortes são brutais e qualquer um pode morrer a qualquer momento. Guerra dos tronos é um livro rico em detalhes e personagens, terminei o livro e ainda sinto que não conheço toda a história. O final deixa curiosidade ao leitor


As casas presentes no livro:





Alguns personagens principais:

Robert Baratheon: É o Rei dos Sete Reinos. Ele foi coroado após liderar uma rebelião contra o Rei Aerys II Targaryen.


Joffrey Baratheon: É o Príncipe Herdeiro dos Sete Reinos.


Cersei Lannister: Rainha dos Sete Reinos de Westeros, é a esposa do Rei Robert Baratheon.


Sir Jaime Lannister: É um membro da Guarda Real. Ele recebeu o apelido de "Regicida" por matar o Rei Aerys Targaryen II, que ele jurou proteger. Ele é o irmão gêmeo da Rainha.


Tyrion Lannister: Chamado de "Duende", Tyrion Lannister é o irmão mais novo de Cersei e Jaime. Ele é um anão e sua mãe morreu no parto, com seu pai o culpando


Eddard Stark: Lorde de Winterfell e Guardião do Norte, é a Mão do Rei após a morte de Jon Arryn. Informalmente chamado de "Ned", ele é conhecido por seu senso de justiça e honra.


Jon Snow: É o filho bastardo de Lorde Eddard Stark de Winterfell.


Catelyn Stark: Lady de Winterfell, é a esposa de Lorde Eddard. Filha de Lorde Hoster Tully, Senhor do Tridente, sua irmã é Lysa Arryn, Lady do Vale de Arryn e Senhora do Ninho da Águia.


Arya Stark: É a terceira filha e a mais jovem menina de Lorde Eddard Stark e Catelyn Stark de Winterfell.


Brandon Stark: É o quarto filho e o segundo menino de Lorde Eddard Stark e Catelyn Stark. Nomeado em homenagem a "Brandon, o Construtor", o homem que construíu a Muralha.


Robb Stark: É o filho mais velho de Lorde Eddard e de Lady Catelyn e herdeiro de Winterfell.


Sansa Stark: É a segunda filha e a primeira menina de Eddard e Catelyn Stark. Ela é a futura esposa do Princípe Joffrey.


Daenerys Targaryen: É uma exilada princesa da dinastia Targaryen. Também conhecida como "Nascida da Tormenta", ela e seu irmão foram levados a Essos por Sor Willem Darry.


Viserys Targaryen: É um príncipe exilado e o herdeiro da dinastia Targaryen. Conhecido como "Rei Pedinte" por procurar um exército para recapturar seu trono.

16 comentários:

  1. Oi, Ana Clara!
    Gostei do post... Li os dois primeiros livros de "As crônicas de Gelo e Fogo" e não curti muito, tenho amigas que são mega fãs e por elas quero tentar ler os outros livros. Rsrs
    Achei o post bem legal, parabéns!
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Já li e amei!!! Gente o final é muito legal! Jon Snow meu preferido haha No inicio fiquei mega confusa, mas depois... foi que uma beleza haha devorei rapidamente! A resenha está muito boa, parabéns!! Pensei em resenhar ele em meu blog só que acho que não conseguiria sair uma resenha pequena haha
    Beijos ❤
    JP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O final me deixou loucaaa, bem difícil resenhar esse livro, obrigada.
      beijos 💙

      Excluir
  3. Oi Ana Clara!
    Eu tenho curiosidade de conhecer essa saga, mas confesso que o tamanho dos livros me assusta, rsrs. Se fosse um livro gigante, até tudo bem. Mas sete?! Não sei se me encorajo um dia, rsrs.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha realmente, a escrita também é um pouco difícil, mas é incrível.
      Beijos

      Excluir
  4. Esse é um livro que eu realmente não tenho nem um pouco de curiosidade em ler :( é muito extenso, só quem gosta do assunto mesmo consegue ler até o fim. Ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana!
    Eu assisti à série até a 3ª temporada, depois enjoei um pouco... Infelizmente não tenho interesse em ler o livro, parece ser detalhista demais pro meu gosto mesmo.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é muito detalhado tem que ter muita paciência e vontade.
      Beijos

      Excluir
  6. Oi! :D
    Eu amo esse livro, essa série, amo tudo. Só não amo tanto o George R. R. Martin porque ele mata todo mundo.
    Hahahaha
    Ainda não superei a morte do Ned.
    :(
    Eu também me senti super confusa no começo com vários personagens, até fiz umas anotações para não me perder, até que descobri que no final tinha uma árvore genealógica de todo mundo.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eitaaa spoiler 😂😂, haha passei o livro confusa pra descobrir que no fim tinha a árvore genealógica, beijos.

      Excluir
  7. Gente parece ser suuuper interessante, aparentemente sou um alien que não leu o livro ainda hahaha vou procurar ele para ler. Sei um pouco sobre por causa da série que todo mundo comenta e parece ser bem interessante também. Adorei a resenha!
    http://www.donab.net/

    ResponderExcluir