Ler por Prazer Ou Por Obrigação?

Heeeey! Tudo bom? Nós últimos dias estou tendo várias ideias para o blog e em um lindo dia de aula de português a minha professora abordou o tema Romance. Não, gente não é o romance corações e "te amo" é o gênero textual e eu simplesmente amei, falamos de livros a aula inteira. E é aí que ela mandou que lêssemos um romance clássico brasileiro.  Entre vários romances eu escolhi "O Cortiço" porque eu já estava com esse livro a uns séculos e nunca passei da página 13, tomei coragem e não é que eu conseguir terminar o livro?

Os clássicos da literatura brasileira tem uma escrita difícil e cansativa (põe cansativa nisso) só que eles também tem grande importância em vestibulares e até mesmo na escola o que faz com que você comece a ler por obrigação e não por prazer e eu vim aqui com dicas de como você pode transformar essa obrigação em prazer.

1. Primeiro de tudo ache a versão mais "moderna" que você puder, as edições mais novas tem a linguagem com uma interpretação mais fácil de ser entendida, o que não foi meu caso. Em 10 palavras eu não entendia 5, o que complicou minha leitura bastante.

2. Escreva as palavras que você não conhece ou não sabe o significado em um caderno ou blocos de notas e depois procure os seus significados, assim você aprende novas palavras e enriquece seu vocabulário.

3. Tente não por metas que você sabe que não vai conseguir cumprir, se o livro for muito cansativo leia um ou dois capítulos por dia.

4. Debata com outras pessoas que já leu os livros ou até mesmo leia/assista alguma resenha para melhor compreensão do livro.

5. Se nenhuma dessas dicas funcionar você pode recorrer a historias em quadrinhos, os famosos HQ's. Hoje em dia muitos dos clássicos foram adaptados para esse tipo de leitura que mesmo perdendo vários aspectos do livro original continua sendo uma opção viável .

E o mais importante: não desista do livro, a maioria do pessoal lá da minha sala pegou o livro leu três palavras e depois deixou o livro de lado. Esses livro podem ser bem cansativos porém tem uma rica informação textual que vai te ajudar lá na frente, quando for fazer alguma prova, vestibular etc. 

E se você ficou com vontade de ler algum romance clássico da literatura brasileira aqui vai alguns que eu super recomendo:
  • Iracema
  • O primo Basílio
  • O crime do Padre Amaro
  • Dom Casmurro
  • O ateneu
  • A  Carne
  • Memórias Póstumas
  • O Guarani
Até o próximo post!

3 comentários:

  1. Adorei o post! Realmente acho que isso de forçar leitura, tanto em casa quanto nas escolas, faz com que a pessoa perca uma parte do prazer, pela leitura. Você escreve muito bem, parabéns!

    ResponderExcluir